Exames de saúde terão resultados disponibilizados na internet

Compartilhar Facebook Twitter RSS Imprimir Enviar por e-mail
Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte

A Prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) investe no fortalecimento da Rede de Laboratórios, facilitando ao usuário das unidades de Saúde receber os resultados de seus exames laboratoriais agora também via internet. Os resultados também continuam disponíveis para serem retirados na rede municipal de Saúde.

Gleense Cartonilho, chefe de Divisão de Laboratório da Semusa, explica que o sistema envia uma mensagem no celular do paciente informando que os exames estão liberados. Assim ele pode acessar a página do site portovelho.ro.gov.br, e clicar no banner do lado direito onde consta, ‘Registro Eletrônico’. “Porto Velho é o único município do país que possui um sistema integrado que possibilita ao usuário obter o resultado dos seus exames via internet. Estamos dessa forma cumprindo o compromisso que o secretário Williames Pimentel fez com a população de que os exames deverão sair em até no máximo 72h devido alguns exames mais complexos”, disse.

Rotina

O paciente ao procurar uma das Unidades de Saúde para realizar exames laboratoriais, no horário das 7h às 9h30min, realiza um cadastro. Este possibilita ao paciente receber os resultados dos seus exames via internet. Para a viabilização deste serviço o usuário deve estar munido do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Pois, o login do usuário é o número que consta no cartão do SUS.
Desde o dia 05 de março quando o Centro de Especialidades Médicas foi inaugurado, a Semusa dispôs todos os resultados dos exames laboratoriais do Centro, via internet. Essa ação cresceu e hoje 100% das unidades de Saúde também trabalham de forma integrada.

Assim, cada unidade de Saúde executa os exames básicos, como de urina, fezes e hemograma in loco. E os mais complexos, de imunologia, dosagens hormonais e bioquímicas, são executados no Laboratório municipal Central. “Além disso, temos um laboratório na Policlínica Osvaldo Cruz que é estadual, e este sistema permite que os pacientes do interior de Rondônia receba seus resultados. Algo que só foi possível devido o investimento da Semusa ao utilizar o Data SUS, uma tecnologia do Ministério da Saúde e agora usado pela Semusa e desenvolvido através dos analistas Márcio Moreira, Fábio Rocha e José Luiz Arcieri. Ele é 100% público”, explicou Gleense Cartonilho.


Centro de Diagnósticos

O Laboratório Central da Policlínica Dr Rafael Vaz e Silva recebe exames de todas as unidades de Saúde que fazem coleta laboratorial. Segundo o diretor da policlínica, Lúcio Baraúna, o centro de diagnósticos disõe uma média de seis mil resultados mensais. “Isso só é possível devido uma equipe comprometida, com químicos, técnicos e bioquímicos. São três profissionais de nível superior pela manhã e quatro à tarde, para atender a demanda. E também o investimento, feito pela prefeitura, em máquinas modernas de alta tecnologia que dão o resultado do exame em até 48 horas.

Ele conta que são duas máquinas ‘Lioson’ e duas Konelab. “Uma das ‘Lioson’ realiza até 500 exames de imunologia e a outra até 400 de hormônios por dia. Temos também a Konelab que analisa os exames básicos de sangue. A do ‘modelo 30’ faz em apenas uma hora 500 análises e a de 60 cerca de 1 mil também por hora “, acrescentou o diretor.

Para obter outras informações e tirar duvidas sobre a entrega de exames via internet, os usuários podem entrar em contato com a Divisão de Laboratório da Semusa pelo número: 3901 2962.

Palavras - Chaves

ExameInternet

Comentários

Deixe seu comentário


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Estadão do Norte
Sergio Pires

COLUNA OPINIÃO DE PRIMEIRA

Porque os federais protestam tanto?
Robson Souza

COLUNA RESENHA POLÍTICA

Dúvida de Confúcio Moura
Robson Souza

COLUNA RESENHA POLÍTICA

Aliança PT e PMDB em Rondônia
Sergio Pires

COLUNA OPINIÃO DE PRIMEIRA

Jovem de RO: risco de cadeia eterna na Turquia

PUBLICIDADE

Estadão do Norte

ECONOMIA

OPINIÃO