Globo Rural

Compartilhar Facebook Twitter RSS Imprimir Enviar por e-mail
Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte

(Decom) - Rondônia torna-se o maior produtor de Pirarucu

Globo Rural mostrará em nível nacional experiências de criação em cativeiro.

A TV Rondônia produziu para o Globo Rural uma reportagem sobre a produção de pirarucu em cativeiro, no município de Pimenta Bueno que está colocando o Estado de Rondônia como o maior produtor desta espécie na região norte do País. A repórter Maríndia Moura visitou e conheceu instalações e laboratórios para a produção da espécie.

Somente na safra de 2012 estarão à disposição dos produtores rurais 50 mil alevinos de pirarucu rastreados e com georreferenciamento, cumprindo o que determina a legislação, e, após um ano pesando acima de 14 quilos podem ser comercializados. O produtor rural Pedro Megumi Yoko Yamia, um dos pioneiros na produção de alevinos em cativeiros, aposta tudo na comercialização e exportação do pirarucu de Rondônia.

Auditores de uma empresa multinacional especializada na comercialização de carnes de peixes para Europa inspecionou as instalações e laboratórios, em Pimenta Bueno verificando desde a cobertura dos tanques com redes onde são criados os alevinos para evitar o ataque de predadores naturais a qualidade da água. Constataram que tudo está ambientalmente correto de acordo com a legislação brasileira e as normas técnicas exigidas para exportação de pescado.

Bom negócio

Yamia trabalha em dez tanques escavados com uma média de 1.500 metros quadrados cada, com uma rotatividade para retirada em média de 1.500 alevinos de pirarucu a cada 90 dias. Cada filhote é vendido para engorda em todo o Estado com 20 centímetros a R$ 10 a unidade que aos 15 meses está pronto para o abate pesando entre 14 a 15 quilos e podem ser comercializados a R$ 8 o quilo do peixe vivo.

Pimenta Bueno tornou-se no maior centro produtor de alevinos certificados e rastreados do Estado. A produção de pirarucu que ali são acompanhados por técnicos desde o nascimento até a comercialização final. Segundo Pedro Yamia, o “Estado vai se tornar no maior e melhor produtor de peixes do Brasil, graças às parcerias com universidades e outras instituições governamentais.” Cada desova anual por fêmea varia entre 5 e 10 mil alevinos.

Vontade Política

Para o gerente de piscicultura da secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) o veterinário, Carlindo Pinto Filho, “foi à vontade política do governador Confúcio Moura (PMDB) em transformar o Estado como um dos maiores produtores de peixes do País, priorizando essa atividade em sua gestão, que vai mostrar para o mundo a qualidade do filé de pirarucu exportado de Rondônia.”

A produção de pirarucu, pintado, jundiá e tambaqui em cativeiro espécies típicas da Amazônia vai consolidar a posição de Rondônia colaborando para tornar o Estado ambientalmente sustentável.

O diretor de Pesquisa da Mar e Terra, empresa especializada na comercialização de peixes para o exterior, que já está instalada em Pimenta Bueno. Thiago Tetsuo Ushizima, garante que no final de março segue para Europa a primeira parte das 200 toneladas de filé de pirarucu estocada para exportação. O processo é lento em função de exigências burocráticas.

Segundo o diretor de Pesquisa da Mar e Terra, Rondônia é um Estado atraente. “Tem potencial de água e clima favorável, só faltava organização.” A meta do grupo é produzir, em médio prazo, três milhões de alevinos para serem repassados aos produtores rurais no sistema de parceria, com um contrato de garantia de compra.
Dezenas de pequenos e médios produtores rurais serão beneficiados. Ainda a partir de 2012 será fornecida ração aos piscicultores parceiros com a instalação de uma plataforma industrial, que vai gerar 120 empregos diretos e rendas ao homem do campo. Essa é uma grande conquista para o Estado, a instalação definitiva de uma fábrica de ração e uma indústria de processamento de pescado.



Paulo Raimundo:

ola eu tenho uma terra onde estão construidos 6 tanque medindo uma ektare em agua boa MT e gostaria de adquerir alevinos de pirarucu do plantel do sr pedrinho o japonez de rondonia quantos peixes colocar por metro quadrado para adquerir 15 kg por peça. (66) 99556408 Att fico agurdando resposta

12 de Agosto, 2013 16:35:27 | Reportar Abuso

Comentários

Deixe seu comentário



FOTO RELACIONADAS

PUBLICIDADE

Estadão do Norte

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Estadão do Norte

ECONOMIA

OPINIÃO